Lado Praia, Lado Linha e Pós Linha

Lado Praia, Lado Linha e Pós Linha

Para muitos de nós profissionais do ramo imobiliário este tema é de fácil entendimento, fazendo parte de nossa rotina.

Mas para quem não conhece bem a cidade de Peruíbe/SP, é um assunto que gera dúvidas, resistência e, em alguns casos, até mesmo preconceito.

Também não é tema pacífico até mesmo para grande parte dos moradores da cidade, que não precisam

usar a terminologia constantemente

Mas afinal: qual é o que é lado linha, lado praia e pós linha em Peruíbe?

Basicamente, é preciso entender a nossa cidade em 3 grandes faixas que se estendem na horizontal, pegando a orla de uma ponta à outra.

Nestas 3 faixas temos 2 grandes avenidas, as principais da cidade, sendo elas: a Av. Mário Covas, que é a avenida da praia;

a Av. Padre Anchieta, a avenida mais utilizada na cidade, por ser via principal do comercio; e a linha do trem.

Pois bem, tudo aquilo que fica da Avenida Mário covas ( avenida da praia) até a Avenida Padre Anchieta, numa distância de 50 metros até + ou – 500 metros do mar, é LADO PRAIA.

Nesta primeira faixa estão os imóveis de maior valor, pois o terreno encarece à medida que nos aproximamos do mar. É o lado mais ocupado por casas de veraneio_ os turistas preferem a proximidade do mar_ ou pelos grandes comerciantes da cidade.

A segunda faixa é o LADO LINHA. Ela se estende da Av. Padre Anchieta até a linha do trem, se afastando de 500 metros a 1 km da praia.

É claro que esta distância é arredondada, para mais ou para menos, até porque a cidade não é uma linha reta perfeita e em alguns pontos a linha do trem está mais distante ou mais próxima da praia. O mesmo acontece com relação à Avenida Padre Anchieta.

No LADO LINHA estão os imóveis de valor médio, e alguns até mais caros que imóveis lado praia, dependendo do tipo de construção.

Este lado é mais habitado que o LADO PRAIA, sendo que grande parte dos imóveis estão ocupados por moradores da cidade.

O PÓS LINHA é a região que se estende da linha do trem até a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, entre 1 a 2 km da praia. Esta é a região mais popular, de imóveis e terrenos mais baratos, onde alguns dos bairros estão ainda em desenvolvimento, como nos casos do Somar ao Jardim Márcia, com ruas de terra e quantidade menor de moradores. Ou são Bairros mais de periferia, como o Jardim dos Prados e Jardim Brasil.

Porém em alguns trechos do PÓS LINHA, os bairros já estão mais desenvolvidos, o preço do terreno compete com os terrenos no lado praia, sendo que em alguns casos já estão completamente habitados e a proximidade do comércio e dos serviços

faz com que seja foco de interesse tanto para moradores quanto para quem é de fora tem interesse em ter um imóvel na cidade. É o caso dos bairros que vão do Ribamar ao Park Daville. Estes bairros lembram mesmo o lado linha pelo padrão e quantidade

de casas

Há certo preconceito quando se fala de PÓS LINHA porque há um mito de que no pós linha “enche”, “não é seguro” e é “longe da praia”.

Porém, a questão dos trechos que costumam alagar em Peruíbe não é reservada aos bairros mais distantes da praia. Basta observar que a própria prefeitura no meio do centro, quando chove, fica rodeada de água. É sempre bom conhecer o bairro e a rua, conversar com vizinhos antes de

adquirir seu imóvel, para saber se aquele ponto é de alagamento ou não. Mesma coisa com relação à segurança, que é uma questão que abrange toda a cidade, não somente os bairros de PÓS LINHA.

Não há nenhum estudo estatístico que aponte que o pós linha é menos seguro que o LADO LINHA ou LADO PRAIA. É claro que itens como maior iluminação, presença de moradores são fatores que diminuem o risco à segurança,

mas como explicado neste texto, o pós linha não é um local ermo onde ” só tem mato”.

A distância da praia, é algo relativo quando se tem um carro e em questão de “duas músicas ” no aparelho de som, você já está de frente para o mar.